segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NOVA ANITTA: Taylor Swift é acusada de Plágio da música "Shake it Off"

A cantora norte-americana arrisca pagar 38 milhões de euros devido a plágio em "Shake It Off".

O cantor Jesse Braham processou Taylor Swift, acusando-a de ter roubado parte da letra de Shake It Off a um tema que ele escreveu em 2013, intitulado Haters Gone Hate, incluído no seu disco Sexy Ladies. Para além da compensação monetária, Braham também quer que o seu nome apareça nos créditos da canção que integra o álbum 1989 e que, no ano passado, chegou ao primeiro lugar dos tops nos EUA, no Reino Unido e noutros países.
Apesar de não haver qualquer semelhança nas melodias dos dois temas, Braham, de 50 anos, encontrou bastantes pontos de contacto na letra. Na sua canção canta-se: "Haters gone hater, playas gone play/ Watch out for them fakers, they'll fake you everyday". E na música de Taylor Swift ouve-se: ""Cause the players gonna play, play, play, play, play/ And the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate." E mais adiante: "And the fakers gonna fake, fake, fake, fake, fake."
"Se eu não tivesse escrito Haters Gone Hate, nunca haveria esta canção intitulada Shake It Off", acusa o músico de R&B. No entanto, como escreve o The Guardian, tendo em conta que o seu disco não teve muita projeção é muito pouco provável que Taylor Swift tenha ouvido o tema.
Braham diz que ao princípio não deu muita importância ao assunto, depois decidiu contactar a editora de Taylor Swift, Big Machine, pedindo para ser creditado como autor, ao lado de Taylor Swift, Max Martin e Shellback, e para tirar uma fotografia com a cantora. Mas após a recusa da editora decidiu avançar para tribunal e está agora a pedir uma indemnização de 18 milhões de euros.
Ouça os dois temas e compare:
Shake It Off:
 
Haters Gone Hate:

Nenhum comentário:

Postar um comentário